Frost/Nixon



Dois atores fabulosos recriam o enfrentamento entre David Frost, um frívolo apresentador de TV, e o ex-presidente caído em desgraça Richard Nixon

Sinopse
Richard Nixon (Frank Langella) permaneceu em silêncio por três anos após renunciar à presidência dos Estados Unidos. Em 1977 ele concordou em dar uma entrevista, visando esclarecer pontos obscuros do período em que esteve no governo e usá-la para uma possível volta à política. O entrevistador do programa foi o jovem David Frost (Michael Sheen), o que fazia com que Nixon acreditasse que seria fácil dobrá-lo. Entretanto o que ocorreu foi uma grande batalha entre os dois, que resultou em um confronto assistido por 45 milhões de pessoas ao longo de quatro noites. Dirigido por Ron Howard (Uma Mente Brilhante) e com Frank Langella, Michael Sheen, Kevin Bacon, Sam Rockwell, Oliver Platt, Rebecca Hall e Toby Jones no elenco. Recebeu 5 indicações ao Oscar.

Resenha
Isabela Boskov

Em 1974, o presidente Richard Nixon renunciou ao mandato em meio ao mais lamacento escândalo da política americana: seu envolvimento direto na espionagem das atividades internas do seu adversário, o Partido Democrata. O caso Watergate, como ficou conhecido, até hoje vem à baila quando uma tramoia governamental é descoberta. E o nome de Nixon ficou também ele arrasado, pelas razões que o levaram à renúncia e pela arrogância que demonstrou nesse momento traumático: desistiu do cargo apenas para evitar o impeachment, não se explicou e não se desculpou. Um homem de grande complexidade – e de muitos complexos –, Nixon já foi objeto de inúmeras dissecções acadêmicas e ficcionais. Uma das tentativas mais instigantes de jogar luz sobre ele partiu do dramaturgo inglês Peter Morgan, que recriou, em forma de teatro, um episódio notório. Em 1977, Nixon concordou em gravar uma série de entrevistas com o inglês David Frost, que não era jornalista nem leitor assíduo de jornais, e sim apresentador de programas de variedades. Para surpresa geral, Nixon terminou dizendo a Frost o que nunca admitira antes: que sua conduta fora ilegal. E fez um relutante, mas inesperado, pedido de desculpas. A história desse enfrentamento é o que narra Frost/Nixon (Estados Unidos/ Inglaterra, 2008), que estreia nesta sexta-feira no país.
Adaptado pelo próprio Morgan – roteirista também de A Rainha – e dirigido por Ron Howard, o filme tem um trunfo incalculável em seu favor: a dupla formada por Michael Sheen (o Tony Blair de A Rainha) e pelo veterano Frank Langella, que já interpretara os mesmos papéis no palco. O trabalho de Langella, que concorreu ao Oscar, é exemplar. Em vez de se apoiar nos traços físicos de Nixon, como o célebre nariz de pista de esqui, ele crava o ressentimento, o senso de que fora injustiçado e a prepotência que davam ao presidente seu ar escorregadio e sinistro. Sheen não fica atrás, e tem uma tarefa talvez até mais desafiadora: a de mostrar as correntes subterrâneas de um homem que fazia questão de ser superficial. Ron Howard, como já ficou amplamente demonstrado em filmes como Apollo 13 e Uma Mente Brilhante, é um diretor avesso a conflitos e dado a arredondar arestas. Tudo o que ele tira em adrenalina de Frost/Nixon, porém, seus atores contrabandeiam de volta para suas cenas. E com sobra.

Ficha Técnica
Título Original:
Frost/Nixon
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 122 minutos
Ano de Lançamento (EUA / Inglaterra / França): 2008
Site Oficial: www.frostnixon.net
Estúdio: Studio Canal / Working Title Films / Relativity Media / Imagine Entertainment
Distribuição: Universal Pictures / Paramount Pictures
Direção: Ron Howard
Roteiro: Peter Morgan, baseado em peça teatral de Peter Morgan
Produção: Tim Bevan, Eric Fellner, Brian Grazer e Ron Howard
Música: Hans Zimmer
Fotografia: Salvatore Totino
Desenho de Produção: Michael Corenblith
Direção de Arte: Brian O'Hara e Gregory Van Horn
Figurino: Daniel Orlandi
Edição: Daniel P. Hanley e Mike Hill
Efeitos Especiais: AFX Studios / Brainstorm Digital / The Seate Visual Effects

Elenco
Frank Langella (Richard Nixon)
Michael Sheen (David Frost)
Sam Rockwell (James Reston Jr.)
Kevin Bacon (Jack Brennan)
Matthew Macfadyen (John Birt)
Oliver Platt (Bob Zelnick)
Rebecca Hall (Caroline Cushing)
Toby Jones (Swifty Lazar)
Andy Milder (Frank Gannon)
Kate Jennings Grant (Diane Sawyer)
Gabriel Jarret (Ken Khachigian)
Jim Meskimen (Ray Price)
Patty McCormack (Pat Nixon)
Clint Howard (Lloyd Davis)
Rance Howard (Ollie)
Eloy Casados (Manolo Sanchez)
Jay White (Neil Diamond)
Wil Albert (Sammy Cahn)
Keith MacKechnie (Marv Minoff)
Jenn Gotzon (Tricia Nixon)
Mark Simich (Hugh Hefner)


0 comentários:

Postar um comentário

 
© 2009 | . | Por Templates para Você