ESTREIAS

O CONTADOR DE HISTÓRIAS










Este filme estreou em: 07 de Agosto de 2009

CURIOSIDADE
- Roberto Carlos Ramos, o personagem que inspira o filme, aparece em um pequeno trecho

FICHA TÉCNICA

Diretor: Luiz Villaça

Elenco: Maria de Medeiros, Marco Ribeiro, Paulo Henrique Mendes, Cleiton Santos, Malu Galli, Ju Colombo, Daniel Henrique da Silva.

Produção: Francisco Ramalho Jr., Denise Fraga

Roteiro: Maurício Arruda, José Roberto Torero, Mariana Veríssimo, Luiz Villaça

Fotografia: Lauro Escorel

Trilha Sonora: André Abujamra, Márcio Nigro

Duração: 100 min.

Ano: 2009

País: Brasil

Gênero: Drama

Cor: Colorido

Distribuidora: Warner Bros.

Estúdio: Ramalho Filmes


Sinopse
O filme mostra a vida de Roberto Carlos Ramos (Cleiton Santos, na idade adulta), pedagogo mineiro e um dos melhores contadores de história da atualidade. Criado na Febem desde os seis anos de idade, aos 13 anos ele conhece a pedagoga francesa Margherit Duvas (Maria de Medeiros), que mudou sua vida radicalmente.

Crítica
Heitor Augusto

Se os únicos Robertos Carlos que você conhece são o Rei de Detalhes e o jogador que ajeitava as meias enquanto a França eliminava o Brasil na Copa do Mundo, está na hora de acrescentar mais um homônimo na sua lista: o mineiro Roberto Carlos Ramos, um dos dez maiores contadores de histórias no mundo. Ele ganha seu primeiro retrato ficcional em O Contador de Histórias.

Um pé no realismo, outro na imaginação. Passando de um lado para o outro da linha, o filme, que começa no ano de 1978, conta a história de Roberto da infância à adolescência, período em que ele ficou internado na recém-criada Febem. O ponto de mudança em sua vida é o aparecimento da pedagoga francesa Margherit (Maria de Medeiros), que abandona sua função profissional e ocupa o papel de mãe na vida do garoto.

É um filme carinhoso, que tem seus melhores momentos quando parte para a alegoria e o lúdico. Qual é a primeira impressão de um menino prestes a entrar numa prisão para crianças? E a professora de educação física, que mais se parece com um hipopótamo? E o furto com a turma, cuja estratégia ele desenha como um time de futebol em ação, com centroavante e tudo? Qual a história fantástica, engraçada e mentirosa que ele vai contar para explicar a internação? O lúdico para explicar a dor.

Outro ponto do filme dirigido por Luiz Villaça (Cristina Quer Casar) é a relação de amizade e confiança que gradativamente surge entre Roberto Carlos e Margherit, que mais se parece uma Amélie Poulain made in Belo Horizonte. Tom dado tanto pela boa interpretação de Maria de Mediros, de Marco Ribeiro e Paulinho Medeiros, que interpretaram o protagonista aos 6 e 13 anos, respectivamente.

Se você conhece minimamente a trajetória de Roberto (“Robertô” no sotaque francês de Margherit), egresso da Febem eleito em 2001, nos Estados Unidos, um dos maiores contadores de história do mundo, o filme não guarda segredos. Ainda mais porque ele mesmo narra, em off, sua própria vida.

O Contador de Histórias, que tem a produção de Denise Fraga e Francisco Ramalho Jr., não é um filme para chacoalhar o cinema nacional. Não quer, nem tenta, reinventar a roda. Um filme comportado, mas simpático.



CARO SR. HORTEN










FICHA TÉCNICA
Diretor: Bent Hamer
Elenco: Peter Bredal, Bjorn Floberg, Nils Gaup, Peder Anders Lohne Hamer, Bjarte Hjelmeland, Per Jansen.
Produção: Bent Hamer
Roteiro: Bent Hamer
Fotografia: John Christian Rosenlund
Trilha Sonora: John Erik Kaada
Duração: 90 min.
Ano: 2007
País: Noruega
Gênero: Comédia Dramática
Cor: Colorido
Distribuidora: Imovision
Estúdio: Bulbul Films

Sinopse
No momento em que um trem parte da estação sem o maquinista Odd Hortenn (Bard Owe), ele vê que a vida não terá mais tickets impressos e estações já conhecidas. Horten se aposentou e a plataforma já não é tão segura como antes.

UP - ALTAS AVENTURAS










Data prevista de estreia: 04 de Setembro de 2009


Sinopse

Carl Fredricksen (Edward Asner) passou toda a sua vida sonhando em explorar o planeta e viver plenamente a vida. Porém, aos 78 anos de idade, a oportunidade parece ter passado por ele até que uma reviravolta do destino e um persistente explorador da natureza de oito anos, chamado Russell, dão-lhe uma segunda chance na vida.

CURIOSIDADES

- É o primeiro filme da Pixar produzido para o formato Disney Digital 3-D.

- Foi o longa de abertura do Festival de Cannes 2009.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Pete Docter
Elenco: Vozes na versão original de: Edward Asner, Christopher Plummer, John Ratzenberger, Jordan Nagai.
Produção: Jonas Rivera
Roteiro: Bob Peterson
Fotografia: - animação -
Trilha Sonora: Michael Giacchino
Duração: 96 min.
Ano: 2008
País: EUA
Gênero: Animação
Cor: Colorido
Distribuidora: Disney
Estúdio: Pixar Animation Studios / Walt Disney Pictures
Classificação: Livre

0 comentários:

Postar um comentário

 
© 2009 | . | Por Templates para Você