AS AVENTURAS DE MOLIÈRE

Resenha

Já pensou se você pudesse ser testemunha da trajetória criativa deste ou daquele gênio da arte? O cinema pode. Ou pelo menos imagina o que poderia ter acontecido em determinado momento obscuro da vida desses artistas maravilhosos. Foi assim com Shakespeare apaixonado, Minha Amada Imortal, sobre Beethoven; Amadeus, sobre Mozart; Eclipse de uma paixão, sobre Rimbaud e Velaine e agora sobre a vida de Jean-Baptiste Poquelot, mais conhecido como Molière.

A biografia de Molière cita uma longa e enigmática ausência quando ele tinha 22 anos, com base nesse dado, os roteiristas Laurent Tirard e Grégoire Vigneron conceberam uma trama inteligente e divertida: Moliére, neste período, teria sido praticamente sequestrado por um mecenas, casado, mas desejoso de conquistar uma jovem da sociedade por meio de um texto teatral. O milionário apaixonado teria então contratado Molière como seu consultor, sem sequer desconfiar, porém, que o dramaturgo (ainda não famoso) se apaixonaria pela própria esposa do mecenas. Este episódio teria modelado todo o caminho de sucesso que o protagonista viveria em seus próximos anos. O filme é pura ficção, contudo deu margem à construção de uma narrativa alegre, bem estruturada e encantadora.

As aventuras de Molière é um filme sedutor, delicioso e engraçado, ao mesmo tempo em que é crítico das atitudes humanas. Além do mais, como toda comédia clássica que se preze, tem um roteiro eficiente e reforçado pela primorosa interpretação de todo o elenco, o que garante boas gargalhadas. Romain Duris (de O Albergue Espanhol) vive um Molière picaresco e sagaz, enquanto que Laura Montante (de Medos Privados em Lugares Públicos) é a bela Elmire, esposa de Jourdain, o rico e ridículo mecenas, interpretado por Fabrice Luchini (de O Insolente). Não obstante, é digna de nota a construção da personalidade patética de Jourdain, um homem sem nenhuma aptidão artística, mas que acredita, às raias do burlesco, que seu infindável dinheiro possa lhe comprar prestígio, fama, títulos de nobreza e respeito.

Há ainda, sequencias de rara beleza como a de Molière e Elmire ensaiando seu primeiro encontro diante de dois espelhos separados apenas por uma parede.

Trata-se de um filme hilariante, cheio de surpresas, de alta qualidade. Diversão garantida.

Sinopse
O filme começa com a volta de Molière (Romain Duris) à Paris, famoso e bem sucedido, depois de 13 anos viajando e se apresentando pela França. Apesar de seu nome ser sinônimo de comédia, Molière tem intenção de apresentar uma tragédia no Teatro Real. Sua trupe lhe diz que ele não sabe interpretar tragédias, e o próprio rei da França lhe pede por uma comédia. Mas Molière só se convence do fato depois de visitar uma mulher misteriosa que, à beira da morte, pediu que ele viesse lhe visitar. Quem seria ela?

O filme então faz um flashback treze anos no passado, quando Molière foi jogado na cadeia por causa de uma dívida. Ele é libertado e levado à casa de Monsieur Jourdain (Frabrice Luchini), um homem casado que nutre uma paixão por uma marquesa viúva. Ele quer que Molière lhe ensine a representar para que ele conquiste o coração dela. A esposa de Jourdain, Elmire (Laura Morante) é uma bela mulher, negligenciada pelo marido. Molière se interessa por ela mas, a mando de Jourdain, está disfarçado como um padre chamado Tartufo, que estaria na casa para ensinar a filha mais nova do casal. A partir dessa situação se constroem várias pequenas farsas envolvendo artifícios conhecidos do teatro, como o uso de identidades secretas, pessoas escondidas em baixo da mesa para escutar a conversa dos outros, declarações de amor feitas por pretendentes misteriosos, e assim por diante. Tudo, usando personagens ou situações vindas de peças de Molière como "O Misantropo" e "Tartufo".

FICHA TÉCNICA
Filme:
Aventuras de Molière, Um Irreverente e Adorável Sedutor, As, França, 2007
Direção: As Aventuras de Molière, Um Irreverente e Adorável Sedutor
Roteiro: Laurent Tirard , Grégoire Vigneron
Fotografia: Gilles Henry
Elenco Principal: Romain Duris, Fabrice Luchini
Elenco Coadjuvante: Gonzague Montuel, Edouard Baer,Gilian Petrovski, Luc Tremblais, Nicolas Vaude, Philippe Du Janerand, Laura Morante, Ludivine Sagnier, Fanny Valette, Sophie-Charlotte Husson, Anne Suarez, Annelise Hesme, Isabelle Caubère
Gênero: Comédia
Duração:
120 min.

Atores:
edouard baer
fabrice luchini
gilian petrovski
gonzague montuel
luc tremblais
nicolas vaude
philippe du janerand
romain duris

Atrizes:
anne suarez
annelise hesme
fanny valette
isabelle caubère
laura morante
ludivine sagnier
sophie-charlotte husson

QUEM FOI MOLIÈRE?

Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière (baptizado em Paris a 15 de Janeiro de 1622 – 17 de Fevereiro de 1673 foi um dramaturgo francês, além de ator. É considerado um dos mestres da comédia satírica. Teve um papel de absoluta importância na dramaturgia francesa, até então muito dependente da temática da mitologia grega. Usou as suas obras para criticar os costumes da época, criando o lema "ridendo castigat mores". É considerado o fundador, indirecto, da Comédie-Française. Dele, disse Boileau: Dans le sac ridicule où Scapin s'enveloppe je ne reconnais plus l'auteur du Misanthrope - ("No saco ridículo onde se envolve Escapino, não reconheço mais o autor de O Misantropo"). Como diretor, ficou também conhecido pelo seu rigor e meticulosidade.







5 comentários:

Uma fã apaixonada disse...

ai esse filme eh muuuuuuuuuuuuito chato!!!!

Anônimo disse...

esse filme complicou minha vida....
tenho q fazer um trabalho sobre ele...
na hora q ele passou lá na escola
tinha melhores coisa pra fazer...
me ferrei..
rsrsrsr

Anônimo disse...

Ele é meio difícil de entender mas
gostei do filme ,
agora vo tentar fazer um trabalho sobre :/
kk

william disse...

Discordo totalmente das palavras de andressa, talvez eu possa estar errado, mas esse maravilhoso quer dizer "cultura\conhecimento"...

jeh disse...

É um filme para raciocinar,não para assisti como entretenimento :)

Postar um comentário

 
© 2009 | . | Por Templates para Você